Ampliação do Anel Viário melhora mobilidade e integração em Várzea Grande

Juruena Anel Viário
Foto de JACK REDGATE por Pexels.com

A proposta aprovada pela Conferência da Cidade de Várzea Grande destaca a ocupação do Anel Viário como peça fundamental para aprimorar a mobilidade urbana. O projeto visa melhorar a fluidez do tráfego, criar rotas alternativas para o Aeroporto Internacional Marechal Rondon e integrar as regiões leste, central e norte do município. Essa iniciativa segue as diretrizes do Plano Diretor e da Lei Complementar Municipal nº 4.701/2021, que orientam o ordenamento territorial e o desenvolvimento sustentável da cidade.

Ocupação de áreas no Anel Viário para expansão viária

A ampliação do Anel Viário envolve a ocupação de aproximadamente 3,4 hectares de áreas públicas, conforme previsto no Plano Diretor. Essa estratégia permite adequar a infraestrutura sem necessidade de desapropriações, utilizando terrenos já pertencentes ao poder público. Com isso, a execução das obras ganha agilidade e reduz impactos financeiros para o município. A ocupação do Anel Viário possibilita a implantação de equipamentos urbanos e a ampliação da malha viária. Contribuindo para a reorganização do tráfego com segurança e sustentabilidade.

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  • Intervenções viárias previstas para melhorar o Anel Viário

    Entre as intervenções previstas, destaca-se a ampliação da Avenida São Gonçalo para 24 metros de largura em um trecho de 1,4 km. Ocupando cerca de 3,4 hectares. Essa via receberá o padrão de avenida arterial para facilitar o escoamento de tráfego de média e longa distância. A Avenida Governador João Ponce de Arruda passará por requalificação, com execução de 36 metros de via em 2,17 km, incluindo faixas exclusivas para transporte coletivo, ciclovias e calçadas acessíveis, alinhadas ao conceito de mobilidade urbana sustentável.

    Além disso, a criação de uma nova área administrativa no bairro Cristo Rei, com aproximadamente 4,8 hectares atualmente ocupados por campos de futebol amador, destina-se à construção de edificações para atendimento técnico-administrativo da Prefeitura. Essa iniciativa busca descentralizar os serviços públicos e facilitar o acesso da população local.

    Anel viário como eixo para desenvolvimento urbano integrado

    A região norte de Várzea Grande, que concentra centros tecnológicos e unidades de ensino superior, emerge como uma nova centralidade urbana. Para superar desafios de conectividade, a proposta reduz a dependência da Avenida da FEB como via principal para o aeroporto e Cuiabá. A recente inauguração da ponte Sarita Baracat reforça as conexões viárias. E o projeto aproveita essa infraestrutura para reorganizar o tráfego com foco em segurança e sustentabilidade.

    O Anel Viário assume papel estratégico na integração das regiões leste, central e norte, que abrigam polos educacionais, serviços públicos e intenso fluxo de trabalhadores e estudantes. Essa integração viária contribui para a mobilidade eficiente e o desenvolvimento urbano equilibrado.

    Compromisso com mobilidade e qualidade de vida em Várzea Grande

    As intervenções no Anel Viário consideram critérios técnicos que envolvem crescimento populacional, segurança de pedestres e ciclistas, acessibilidade universal e integração com o transporte coletivo. O projeto mantém conformidade com o planejamento urbano municipal e reforça o compromisso com a melhoria contínua da infraestrutura.

    Dessa forma, a ampliação e ocupação do Anel Viário promovem não apenas a fluidez do trânsito, mas também a qualidade de vida dos moradores, ao facilitar o acesso a serviços e reduzir os impactos do tráfego intenso. A iniciativa representa um avanço significativo para a mobilidade urbana sustentável em Várzea Grande.

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