A Prefeitura de Várzea Grande inicia nesta terça-feira (4) a operação do novo semáforo instalado na Avenida João Ponce de Arruda, em frente à Drogasil.
A medida integra o plano de modernização do sistema viário do município e tem como objetivo aumentar a segurança de pedestres e motoristas em uma das vias mais movimentadas da cidade.
Nos primeiros dias de funcionamento, agentes de trânsito estarão no local orientando a população sobre o novo sistema de travessia e ajudando na adaptação. Seguindo o modelo aplicado recentemente na Avenida da FEB, onde o reforço na fiscalização melhorou a fluidez e reduziu conflitos.
- Leia também: DNIT avança nas obras do Contorno Norte de Cuiabá
Desde maio, a Prefeitura realiza um processo de atualização da malha viária, incluindo a retirada gradual de radares fixos.
Até agora, dez pontos de fiscalização eletrônica já foram desativados, e o número deve chegar a 36 equipamentos.
O trabalho se baseia em estudos técnicos que apontam redução significativa de infrações e acidentes – na Avenida Doutor Paraná. Por exemplo, a queda foi de 62,5% entre 2023 e 2024.
Atualmente, 21 pontos de fiscalização eletrônica seguem ativos, com reforço na sinalização de vias estratégicas como Filinto Müller e Alzira Santos. Miguel Sutil, Prefeito Murilo Domingos (31 de Março) e Couto Magalhães.
O secretário Lucas Ductievicz ressaltou que as ações priorizam um trânsito mais humano e educativo, com foco na prevenção.
A Prefeitura continuará monitorando os principais corredores viários e implementando novos ajustes conforme as necessidades da população, consolidando Várzea Grande como uma cidade que investe em segurança, mobilidade e qualidade de vida.
