ANTT avança com concessão das rodovias BR-364/MT e BR-060/364/GO

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está avançando com um novo projeto de concessão que envolve as rodovias BR-060/364/GO e BR-364/MT, um passo significativo no desenvolvimento da infraestrutura rodoviária brasileira.

Em uma reunião realizada no dia 13 de junho de 2024, a Diretoria Colegiada da ANTT aprovou a minuta do Plano de Outorga para a concessão dessas rodovias.

Este plano será agora enviado para aprovação do Ministério dos Transportes (MT) e, em seguida, ao Tribunal de Contas da União (TCU). A expectativa é que o leilão do trecho ocorra no primeiro trimestre de 2025.

O projeto prevê um investimento total estimado em R$ 6,8 bilhões ao longo de um período de 30 anos de concessão. O diretor da ANTT, Lucas Asfor, destacou a importância desse projeto para a economia brasileira, enfatizando que as rodovias em questão são cruciais para o escoamento agrícola do Centro-Oeste.

Com os investimentos planejados, espera-se não apenas aumentar a capacidade e a segurança das rodovias, mas também impulsionar o desenvolvimento econômico da região.

A concessão abrange uma extensão total de 490,065 km, com uma série de melhorias previstas. Entre elas, destacam-se a duplicação de mais de 45 km de pistas, a implementação de 179,6 km de faixas adicionais, 13,5 km de vias marginais, 11 travessias em nível, 23 acessos, 30 pontos de parada para ônibus, 4 passarelas, 21 passagens de fauna e 3 caixas para contenção de materiais perigosos.

Estas melhorias são projetadas para aumentar significativamente a eficiência e segurança do tráfego ao longo dessas rodovias.

O projeto cobre a extensão das rodovias BR-060 e BR-364 nos estados de Goiás (GO) e Mato Grosso (MT). Na BR-060, o trecho vai do entroncamento com o Contorno de Rio Verde/GO até a entrada da BR-364 (Contorno de Jataí/GO).

Na BR-364/GO, o trecho se estende da BR-060/GO até a divisa entre Goiás e Mato Grosso (Santa Rita do Araguaia). Continuando na BR-364/MT, o trecho vai da divisa GO/MT (Alto do Araguaia) até a entrada da BR-163 (Rondonópolis).

O projeto também inclui o Contorno do Araguaia, abrangendo trechos nos municípios de Santa Rita do Araguaia (GO) e Alto do Araguaia (MT).

Este avanço no projeto de licitação é um passo crucial para a modernização da infraestrutura de transportes do Brasil, promovendo não apenas melhorias nas rodovias, mas também o crescimento econômico através de uma rota vital para o agronegócio.

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