Segundo o Diário do Transporte, o sistema de ônibus elétricos rápidos (BRT), em construção entre Cuiabá e Várzea Grande, no Mato Grosso, poderá compartilhar a mesma canaleta com o Bonde Digital Urbano (BUD), modelo de transporte sem trilhos fabricado na China e previsto para testes em Curitiba. A previsão de inauguração do novo sistema vai até abril de 2026.
O vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, garantiu a conclusão do projeto do BRT. E anunciou que a equipe técnica vai avaliar a inclusão do BUD como alternativa para aprimorar a mobilidade. A troca do modal – antes planejado como VLT – ocorreu após o Governo Estadual identificar que a retomada do BRT seria mais viável técnica e economicamente.
Pivetta garantiu a continuidade do BRT e informou que a equipe técnica realiza estudos para avaliar a coexistência dos dois modais.“Não existe possibilidade de não ser concluída. Estamos fazendo os estudos, já cotando, e agora surge essa possibilidade que pode haver viabilidade”, declarou o vice-governador.
A sugestão de dividir a mesma faixa veio do prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini. O BUD, também conhecido como DRT (Digital Rail Transit), utiliza tecnologia de trilhos digitais. E vem despertando interesse em outras cidades brasileiras, como São Paulo e Rio de Janeiro.
O Governo de Mato Grosso e a Prefeitura de Cuiabá afirmam que a obra representa um marco na mobilidade urbana da região. Oferecendo transporte mais eficiente, moderno e sustentável.
