Ônibus elétrico da Higer chega a Cuiabá

98
Foto: Divulgação

A TEVX Higer inicia um período de testes em Cuiabá com o ônibus elétrico Azure A12BR a convite da MTU e da Prefeitura da cidade. O veículo fará a operação nas linhas 711, 609, 508, 410, 313 e 10 e será testado pelos operadores Caribus, Integração, Rápido Cuiabá e VPAR.

Tecnologia internacional

O mesmo modelo que chega a Cuiabá foi recentemente utilizado na COP 28 em Dubai, recebendo elogios pelo seu sistema de ar-condicionado ecológico, sem dutos e com saídas de ar individuais nas laterais, que oferece um ambiente uniformemente climatizado no interior do veículo em qualquer estação do ano, comodidade que que é complementada por vidros com tratamento UV e isolamento térmico nas paredes do veículo.

“Esse é um modelo padrão para uso urbano que além de promover um transporte ambientalmente responsável, ter excelente performance e custo operacional, tem como prioridade o conforto total dos passageiros desde o primeiro passo ao embarcar no veículo. Queremos proporcionar a população de Cuiabá a mesma experiência em qualidade, conforto e tecnologia, que outras cidades brasileiras já testaram e aprovaram, inclusive em regiões de extremo calor”, explica Adriana Taqueti, gerente de vendas e marketing da TEVX Higer, marca que está presente em 138 países, com mais de 9000 unidades vendidas.

A linha Azure ainda conta ainda com piso baixo total e um exclusivo sistema de “ajoelhamento” de suspensão que proporciona maior segurança, conforto e facilidade no embarque e desembarque de passageiros. Facilidade que é ampliada pelos corredores largos e rampa de acesso na porta central, fundamentais para os passageiros com mobilidade reduzida.

Luzes coloridas de LED trazem o benefício da cromoterapia aos passageiros, wi-fi e carregadores USB posicionados nas laterais para quem viaja sentado e nos balaústres para quem circula em pé são alguns dos benefícios que os passageiros podem aproveitar em seus trajetos.

O veículo elétrico operará na cidade durante 30 dias, nesta primeira fase, oferecendo viagens normais em dias úteis, sábados e domingos. Todos os motoristas e operadores envolvidos receberam um treinamento ministrado pelos instrutores da fabricante com foco na direção defensiva e inteligente para maximizar a performance do veículo, como o sistema de freios regenerativos que podem aumentar a autonomia em até 30%, incrementando a disponibilidade do veículo e reduzindo o custo da operação.

Sobre a TEVX HIGER

A operação no mercado brasileiro da HIGER BUS – líder mundial na fabricação de ônibus elétricos – está sob a responsabilidade do TEVX Motors Group (voltado para a oferta de soluções de mobilidade sustentável, com atuação na importação dos ônibus, na prestação de serviços de pós-venda, representação técnica das baterias CATL e a oferta de peças de reposição).

Com uma receita anual de US$ 5,5 bilhões e capacidade para produzir anualmente 35 mil ônibus, a HIGER BUS exporta cerca de 30% da sua produção para dezenas de países. E em sua planta chinesa há uma linha dedicada ao portfólio brasileiro Azure.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui