Prefeitura de Rondonópolis mantém mistério sobre corredores de ônibus após um ano de suspensão

Há um ano, a Prefeitura de Rondonópolis suspendeu as obras de sinalização de ciclofaixas, ciclorrotas e corredores exclusivos para ônibus nas vias centrais da cidade, contratadas por R$ 1,6 milhão. Desde então, permanece a incerteza sobre o futuro do projeto. A informação foi divulgada pelo jornal “A Tribuna“.

A execução começou em maio de 2023 na Rua Dom Pedro II, mas foi interrompida após pressão de entidades de classe como a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis (Acir).

As entidades tinham 15 dias para apresentar um estudo de impacto, mas até agora não há resposta sobre o contrato ou a continuidade das obras.

Em dezembro passado, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra) declarou que a retomada das demarcações estava indefinida e o contrato ainda não havia sido cancelado.

No entanto, até 21 de junho de 2024, a Sinfra não forneceu novas informações sobre o contrato ou se recebeu o estudo prometido pelas entidades.

O projeto, uma colaboração entre a Sinfra, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Setrat) e a Autarquia do Transporte Coletivo (AMTC), visava melhorar a mobilidade urbana e a segurança no transporte público.

Planejava-se a criação de 24 quilômetros de corredores exclusivos para ônibus e 22 quilômetros de ciclofaixas e ciclorrotas em várias ruas e avenidas da cidade, com faixas exclusivas para ônibus operando em horários específicos: das 6h às 8h e das 16h45 às 18h.

A sinalização foi interrompida principalmente devido à resistência dos comerciantes da região central, preocupados com a perda de estacionamento.

A suspensão temporária para o estudo de impacto deveria durar 15 dias, mas a falta de atualização sobre o progresso do projeto ou sua retomada persiste, deixando a população e as partes interessadas em um estado de incerteza.

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